Comfort food, é termo que se refere à comida que traz uma sensação de conforto e bem-estar ao ser consumida. Nos faz sentir em casa, nos remete às memórias afetivas e nos acalma.
As opções de comfort food variam de acordo com gosto pessoal e de cultura para cultura, mas algumas delas são universalmente reconhecidas. Por exemplo, um prato de macarrão com queijo derretido é um clássico da comfort food americana. No Brasil, o arroz e feijão com um ovo frito é uma opção popular para quem busca esse tipo de comida. O purê de batatas e sopas são clássicos mundiais. Por vezes, tem a ver o clima e a temperatura, ou seja, um sorvete será uma comfort food em locais muito quentes e sopas bem quentinhas fazem o mesmo papel em climas frios.
Uma das razões pelas quais a comfort food é tão apreciada, é o fato de incluir ingredientes simples e acessíveis, que estão presentes em nossas cozinhas desde a infância. São receitas que não exigem habilidades culinárias avançadas e que podem ser preparadas em poucos minutos.
Além disso, a comfort food pode ter um efeito psicológico positivo em nosso humor e bem-estar. A sensação de conforto e segurança que ela proporciona pode ser uma ótima forma de aliviar o estresse e a ansiedade. Por isso muitas pessoas a procuram em momentos difíceis ou quando se sentem solitárias.
No entanto, é importante lembrar que a comfort food não deve ser vista como uma solução permanente para os problemas emocionais, é óbvio. É preciso encontrar outras formas de lidar com o estresse e a ansiedade a longo prazo, como a prática regular de atividades físicas, meditação e terapia.
Mas não existe quem não se sinta bem com uma comidinha preparada com carinho e dedicação.
Para celebrarmos a COMFORT FOOD, a receita hoje é um Purê de Batatas. Espero que gostem.
O purê de batatas perfeito
Ingredientes:
1 kg de batatas orgânicas, lavadas higienizadas, mais ou menos com o mesmo tamanho para que o cozimento seja por igual.
250 ml de leite gordo e/ou creme de leite.
150 ml de manteiga.
Dentro do leite: tempere com sal, 1 folha de louro, uma pitada de noz moscada.
Modo de Fazer:
Cozinhe as batatas com casca até que o garfo entra e saia com facilidade, escorra a água. Enquanto ainda estiver quente, descasque e amasse, e finalmente, as passe em uma peneira fina. Comece com a manteiga e bata um pouco com uma colher de pau. Coloque devagar o leite quente e vá mexendo aos poucos até a consistência desejada. Não usei o líquido todo, pois gosto de um purê um pouco encorpado, conforme preferir.
Sirva em seguida com um fio de azeite e enfeite com cogumelos Paris ao alho ou tempero verde de preferência.
ARMAZENAMENTO & REAQUECIMENTO
– Armazenagem: Até 2 dias na geladeira.
– Reaquecimento: No microondas até que esteja quente.
– Congelamento: Não recomendado
Norberto says
O que + gostei
Ana Cunha Busch says
Obrigada, meu querido!
Uma receita mais gostosa que a outra.❤️
Obrigada, querida! Seja sempre bem vinda!