Folhas Verdes pra que te quero?
Quero sua lua de sabor
Recheando as suas entranhas
Esta é a saborosa Couve-Flor
Se hoje fosse escolher para casar
Um bouquet de grande expressão
Escolheria você entre todas as flores
Para levar na minha mão
Nota do Autor: Peço desculpas aos leitores em outro idioma que não o português, pois não haverá rima e o significado talvez fique diferente nesta pequena poesia simples feita por mim para a flor em questão.
Ah, o que falar da nossa querida couve que também é uma flor?
A couve-flor é um vegetal crucífero muito nutritivo e saudável, repleto de vitaminas, fibras e antioxidantes naturais que ajudam a proteger o corpo contra doenças. É também bastante versátil, podendo ser consumida de diversas formas, crua ou cozida em diferentes pratos como assados, sopas e purês. É um ótimo complemento para uma alimentação saudável e equilibrada.
A receita escolhida hoje é a couve-flor gratinada ao molho Béchamel. Uma pequena história deste molho também conhecido como molho Branco por alguns.
O molho Béchamel é um dos meus molhos favoritos e tem uma história fascinante que remonta ao século XVIII na culinária francesa. Acredita-se que o chef francês Louis de Béchamel, mordomo-chefe do rei Luís XIV tenha criado o molho branco clássico.
Enquanto a culinária francesa era dominada por molhos escuros à base de caldos de carne ou aves, Béchamel estava procurando algo mais suave e leve para complementar seus pratos de aves e peixes. Ele misturou manteiga derretida e farinha frias para criar um roux, depois adicionou leite quente lentamente até atingir a consistência desejada. O resultado foi um molho cremoso e suave, com um toque extra de noz-moscada e pimenta.
O molho Béchamel logo se tornou um sucesso e foi rapidamente adotado pelos cozinheiros franceses. Tornou-se a base para muitos outros molhos populares, como o molho Mornay e o molho Soubise.
Hoje em dia, o molho Béchamel é um dos molhos mais populares e é usado em uma variedade de pratos, como lasanhas, diversas massas e gratinados. É importante para qualquer cozinheiro saber fazer esse molho clássico, um coringa na nossa cozinha.
Couve-flor gratinada ao molho Béchamel.
Ingredientes:
1 couve-flor média
1 litro de leite integral
57 gramas de manteiga
57 gramas de farinha
Noz moscada à gosto
Sal à gosto(lembre-se que o molho também terá sal e o queijo é salgado)
Pimenta branca à gosto.
Queijo de preferência amarelo ralado, eu usei o Gouda.
Modo de Fazer:
Coloque a couve-flor numa panela funda com o caule para cima e cozinhe por 15 minutos ou até que esteja cozida, mas ainda tenra.
Enquanto isso, separe os ingredientes para o molho.
Molho Béchamel: Misture a farinha com a manteiga em um roux(nome dado à esta mistura), cozinhe um pouco sem pegar cor e acrescente o leite frio . Cozinhe por pelo menos 20 minutos com um fouet, até a redução esteja ao seu gosto, ou seja, na espessura desejada.
Enquanto isso, a couve-flor deve estar já na vasilha escolhida. Coloque o queijo escolhido entre as pequenas flores, despeje o molho um pouco mais de queijo por cima e leve ao forno pré aquecido à 180 graus até ficar na cor desejada. Lembre-se que já está tudo cozido, queremos só gratinar. Decore como preferir.
Sirva esta belezinha com carnes, saladas ou simplesmente como uma lanche muito completo, além de uma prato lindo.
ARMAZENAMENTO & REAQUECIMENTO
–Armazenagem: Até 3 dias na geladeira
–Reaquecimento: No microondas 3 minutos
–Congelamento: não indicado
Sabrina says
Receita com poesia, uma bela combinação! ❤️
Ana Cunha Busch says
Obrigada, querida. As duas são uma expressão de amor e de arte.