A salada mais famosa do mundo
Não existe nenhuma ligação direta conhecida entre a salada César e o imperador romano, porém atribui-se ao chef ítalo-americano Cesare Cardini em Tijuana no México, a sua criação. É muito apreciada nos Estados Unidos de onde se espalhou pelo mundo.
O criador Caesar Cardini, foi um chefe italiano que emigrou para o México onde geria, com o seu irmão, vários restaurantes na zona turística de Tijuana. No que diz respeito a qual foi a sua origem real, existem várias versões. Uma dela diz que foi inventada em 4 de julho de 1926, com o propósito de celebrar o Dia da Independência dos Estados Unidos, porém um grupo muito numeroso foi ao seu restaurante neste dia, mais do que o esperado, e com poucos ingredientes disponíveis (basicamente alface romana, ovo, queijo italiano, alguns limões e pão seco) ele improvisou uma salada simples, porém saborosa. À combinação de ingredientes, adicionou um molho de uma antiga receita familiar e… foi um autêntico sucesso entre os clientes.
Outra das conhecidas versões é a da visita de alguns aviadores que eram velhos amigos de Caesar Cardini e para os quais preparou a popular entrada por causa da falta de ingredientes. E uma última versão conta que o chefe italiano a idealizou para um concurso culinário, no qual foi o vencedor. O verdadeiro sucesso deste prato foi o seu saboroso tempero. Anos mais tarde, Cardini patenteou o molho César na Califórnia e registrou-o sob a marca “Cardini’s Original Caesar Dressing Mix”. Popularizou-se enormemente por todo o país e é por isso que hoje podemos encontrar esta fantástica receita em qualquer restaurante do mundo, também é claro pela sua praticidade. Na atualidade, existe uma infinidade de versões diferentes e nós propomos que experimente esta deliciosa Salada César com Frango muito simples de preparar.
Caesar Salad
Ingredientes:
Um peito dde frango grande
Pitada de sal
Pitada de pimenta
2 alhos picados
8 pedaços Anchova picados
1 colher de sopa Mostarda Dijon
2 gemas de ovos cozidos, 1 gema de ovo cru
Oléo vegetal (Milho ou Girassol)
Azeite
Limão (entre meia e uma xícara)
2 alfaces Romanas
Croutons (Você pode fazer em casa, cortando pão em pedaços pequenos e levando ao forno pré-aquecido, com azeite por 15 minutos-deixe esfriar)
Queijo Parmesão ralado
Modo de Fazer:
Corte o frango em pedaços pequenos e o refogue com sal e pimenta no óleo vegetal ou azeite. Reserve.
Numa tigela, esfregue um dos alhos para que pegue o sabor no fundo e nas laterais, acrescente estes alhos bem picadinhos, logo em seguida coloque as gemas cruas e as macere ao máximo, acrescente os pedaços de anchova levemente passados em água, para eliminar a salmoura. A mostarda Dijon, a gema crua e emulsione acrescentando azeite o suficiente para formar uma maionese. Quando estiver uma maionese montada, acrescente suco de um limão. Prove se precisa de mais sal ou pimenta.
A apresentação pode ser com a alface picada ou em folhas inteiras, como achar melhor. Após colocar as folhas na travessa, coloque o molho em cada folha, rale bastante queijo parmesão por cima e acrescente o crouton na hora de servir.
ARMAZENAMENTO & REAQUECIMENTO
– Armazenagem: Até 3 dias na geladeira
– Reaquecimento: Não indicado
– Congelamento: Não indicado
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.