Já vou avisando que esta receita é até para quem, como eu, vira a cara para a beringela. O resultado é incrível! Esqueça os pimentões para esta receita!
O que é a Caponata Siciliana?
A origem desta receita nos remete à Sicília na Itália, onde o peixe Capone faz parte de uma receita muito usada pela aristocracia local.
Os camponeses, porém, com pouco acesso ao ingrediente caro, criaram uma receita utilizando a beringela (ou berinjela, as duas grafias estão corretas em português).
A receita que partilho agora é a receita original italiana. Algumas receitas da internet usam pimentões e outros ingredientes diferentes, ou seja, é um antepasto de beringela, mas não é a Caponata Siciliana original. Toda Caponata é um antepasto, mas nem todo antepasto é uma Caponata.
Sirva com um pão fatiado e veja se não tenho razão. A receita é maravilhosa!
Caponata Siciliana
Ingredientes:
½ litro de azeite (pode misturar 50% de outro óleo vegetal)
2 a 3 berinjelas médias
2 cebolas roxas pequenas
2 talos de salsão
80 g de alcaparras
100 g de azeitonas verdes
2 tomates italianos
2 colheres de sopa de extrato de tomate
2 colheres de sopa de açúcar
80 ml de vinagre
Salsinha à gosto
Manjericão à gosto
Parte 1:
Cortar 3 beringelas médias limpas em cubinhos e fritar em meio litro de azeite. Reserve sobre um papel toalha para sugar um pouco da gordura. Não frite tudo de uma vez. Frite em três vezes e deixe os cubinhos ligeiramente dourados.
Parte 2: O Refogado
Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e coloque as duas cebolas roxas, até que estejam amolecidas. Durante este processo junte um pingo de vinagre branco (de vinho branco ou maçã) para dar brilho à cebola. Coloque uma pitada de sal, acrescente os 2 talos de salsão (também chamado de aipo), sem precisar dourar, deixe apenas amolecer, os 80 gramas de alcaparras lavadas em água para tirar a salmoura, os 100 g de azeitona verdes sem caroço e por último o tomate. Refogue bem.
Parte 3: A Pastinha
Numa tigela pequena junte as duas colheres de um bom extrato de tomate, 2 colheres de açúcar branco e 80 ml de vinagre branco de vinho ou de maçã.
Misture este molho aos ingredientes na frigideira. Deixe reduzir um pouco os líquidos, mais ou menos 20 minutos e coloque no meio do processo as beringelas fritas. Prove e acerte o sal.
Acrescente o manjericão e a salsa no final.
Deixe esfriar na geladeira por no mínimo 2 horas e sirva com pães o seu antepasto maravilhoso.
ARMAZENAMENTO & REAQUECIMENTO
– Armazenagem: Manter até 3 dias na geladeira
– Reaquecimento: Não indicado
– Congelamento: Não indicado
Wany says
Não vejo a hora de fazer essa receita deliciosa!
Ana Lucia Cunha-Busch says
Você vai amar, Wany. Simples e maravilhosa!Obrigada por nos visitar!
Fiquei com água na boca. Vou fazer essa receita ❤️
Faça, você vai amar! Eu nem gosto de beringela e cai de boca????