Nome científico: Cucurbit moschata
A abóbora é um fruto da abóbora e tem o nome de várias espécies de plantas da família Cucurbitaceae. Nativa da América do Sul, é cultivada em todo o mundo como um fruto extremamente nutritivo e saboroso. No Brasil, a abóbora é cultivada há muito tempo e já fazia parte da dieta indígena, muito antes da colonização.
A colheita ocorre no hemisfério norte entre setembro e outubro, 6 meses depois de ter sido plantada, o que coincide com o outono, quando toda a natureza começa a se pintar em tons de terra e quando ocorrem as festividades do Halloween, ela é a principal protagonista da festa com suas vastas colheitas.
Por taxonomia, ela seria considerada um fruto, já que é o ovário da flor fertilizada. Ainda assim, na tradição popular, ela é preparada como um vegetal e às vezes é usada para preparar compotas e doces saborosos.
Fonte de fibra, vitamina C, fósforo, potássio, cálcio, beta-caroteno, vitamina C, vitamina E, zinco e ferro, a fruta vem em diferentes formas e tamanhos. Mas em geral, todas elas são deliciosas e, por serem abundantemente cultivadas, são vegetais acessíveis na maioria das partes do mundo.
A história
Devido à adaptação da lenda de Jack O’lanternas ao folclore americano. Na Irlanda, acenderam velas dentro de nabos para afastar os espíritos malignos na festa celta de Samhain, que celebrava o fim do verão. O traje teria sido levado por imigrantes para os EUA e incorporado no All Hallows Even (véspera do Dia de Todos os Santos), dando origem ao Halloween. Diz a lenda que Jack, um homem que gostava de beber, atravessou o diabo em sua embriaguez e enganou várias vezes a coisa má para evitar ser levado para o inferno. Até o dia em que, de tanto beber, ele morreu. Sua entrada foi negada ao céu e ao inferno, pois ele havia humilhado o diabo em vida. Desde então, Jack vagueou com velas dentro de nabos para iluminar sua alma perdida. Quando os irlandeses chegaram na América, eles teriam percebido que as abóboras eram mais abundantes lá e começaram a usá-las no lugar dos nabos.
Sopa Abóbora Cremosa
Ingredientes:
Uma abóbora de sua preferência
1 cebola picada em cubos pequenos
2 dentes de alho
2 tomates sem sementes
400 ml de leite de côco
Raspas de gengibre
Capim limão picado
Coentro (ou salsa)
Modo de Fazer:
Escolha uma boa e firme abóbora de cerca de 1 kg a 1,5 kg. Cozinhe embrulhada em papel alumínio à 200 graus Celsius por cerca de uma hora.
Deixe esfriar. Amassar com o espremedor de batatas
Em uma frigideira separada, refogue cebola, alho, tomate, sal e pimenta. Acrescente ao purê de abóbora. Depois acrescente 1 lata de leite de côco, raspas de gengibre, capim-limão finamente picado (ou Kaffir, que são folhas de limão secas), acrescente um pouco de água se for muito espessa, e coentro se gostar.
Ferva e se for muito grosso, acrescente um pouco de água.
Opcional colocar um pouco de camarão preparado em uma frigideira quente por cima e azeite de oliva para celebrar este belo prato.
Sirva quente e aqueça seu coração com esta bela fruta-vegetal.
ARMAZENAMENTO & REAQUECIMENTO
– Armazenagem: Até 3 dias no refrigerador.
– Reaquecimento: Na frigideira ou no microondas.
– Congelamento: Até um mês no freezer. Descongelamento natural, calor na frigideira ou microondas.
Jacqueline Paquelet-Wuetz says
É com grande expectativa enfim poder experimentar e saborear a sua culinária.
Parabéns! Muito amor envolvido nesse projeto. Os detalhes da história, as fotografias, as receitas, tudo com um toque especial seu. É como cozinhar com você ao lado.
Mas de verdade? Quem sai ganhando, somos nós!
Fica o meu agradecimento por você partilhar algo tão especial. Afinal a saúde começa pela boca.
Jackie
Ana Cunha-Busch says
Obrigada, Jackie. Nada disso seria possível sem a ajuda dos amigos! Bem vinda à minha nova jornada!
Tendo pessoas tão especiais como você ao meu redor, é sempre um incentivo para continuar. Obrigada pelo apoio incondicional e pelos papos que temos. Você é uma enciclopédia viva quando o tema é culinária e sempre me dá dicas maravilhosas!