Porque os produtos locais são sempre a melhor opção.
Olá, leitores e leitoras, hoje vamos falar da importância de se consumir, quando possível claro, produtos locais, da nossa região.
Há uma variedade de benefícios para os consumidores e para a comunidade.
Alimentos frescos são sempre mais nutritivos. A rapidez da chegada à nossa mesa garante não só este frescor, como diminui os gastos com o transporte e consequentemente, a poluição que seria gerada neste longo transporte.
Pensando no impacto ambiental o fato de chegar mais rápido, evita a utilização de embalagens especiais e se economiza também com pouca ou nenhuma refrigeração.
Pensando pelo lado social e da comunidade, este consumo dá apoio à agricultores e empresas locais e ajuda na preservação das culturas e práticas alimentares.
Aumento da segurança alimentar: O apoio à sistemas locais de alimentos pode ajudar a aumentar a segurança alimentar dentro de uma comunidade, reduzindo a dependência dos alimentos produzidos e transportados de locais distantes. Isto pode ser particularmente importante em épocas de desastres naturais, interrupção econômica ou outras emergências.
Portanto, dê valor às ofertas locais de seu mercado preferido ou compre em feiras livres, onde se encontra o que há de mais fresco, ou procure mesmo saber se na sua região, há produtores locais que vendem direto em suas propriedades.
Dessa forma protegemos o meio ambiente, nossa comunidade e a nossa saúde.
Combinada com a preferência no uso de produtos sazonais esta fórmula é sempre bem-vinda à nossa mesa:
Mercado local+Produtos sazonais = Mais saúde e economia
O produto da estação que escolhi foi o aspargo.
Benefícios do Aspargo para saúde:
É um vegetal de baixo teor calórico
Usado no prevenção do Câncer
Controla a prisão de ventre
Ajuda a remover os radicais livres.
Ajuda a prevenir problemas de gravidez
Rico em Minerais
Usado na prevenção de doenças como intestino irritável
Importante para as funções metabólicas(Grupo do Complexo B)
Fonte de anti-oxidantes
Fonte de Vitamina K
Nossa Receita hoje é uma QUICHE DE ASPARGOS
Você sabia que a quiche é um prato tradicional francês, mas sua origem está na Alemanha? É um pouco confuso, não é?
Quiche é um tipo de torta aberta feita com um recheio à base de ovos e creme de leite para a chamada Quiche Lorraine, que tinha pequenos pedaços de bacon defumado. A massa utilizada é o pâté brisée, que leva manteiga e farinha, tornando-a quebradiça quando pronta.
A quiche teve origem no século XVI na região da Alsácia, na Lorena, que na época era território alemão e hoje faz parte do nordeste da França. A palavra “quiche” vem do alemão “Küchen” (torta). Enquanto estava sob o domínio alemão, a região da Alsácia Lorena era chamada de “Lothringen”, que em português significa “Lorena” e em francês “Lorraine”. A região foi palco de várias disputas entre alemães e franceses, mas em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial, a França retomou o controle do território em definitivo, e os franceses batizaram o Quiche de “Quiche Lorraine”.
Logo após a Segunda Guerra Mundial, o quiche se tornou popular na Inglaterra e nos Estados Unidos.
A quiche vai bem em qualquer ocasião e a qualquer hora do dia. Essa receita tradicional é conhecida e apreciada em todo o mundo e é possível encontrar uma grande variedade de quiches, desde a original Quiche Lorraine até aquelas com alho-poró, cogumelos, espinafre e até mesmo peixe, como salmão e a minha favorita com aspargos.
Quiche de aspargos
Para a massa
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
150 g de manteiga gelada, cortada em cubos
4 a 5 colheres de sopa de água gelada
1 colher de chá de sal
Preparo:
Em uma tigela, misture a farinha com o sal, acrescente os cubos de manteiga e amasse com as pontas dos dedos até obter uma mistura fofa. Acrescente a água gelada às colheradas e misture com as mãos até formar uma bola – não trabalhe demais a massa para que ela fique bonita e crocante.
Molde a massa em uma bola e achate-a ligeiramente para formar um disco – isso facilita a abertura. Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora (se quiser, pode fazer a massa no dia anterior).
Para o recheio e a montagem
Ingredientes:
2 xícaras de creme de leite fresco
4 ovos
100 g de queijo ralado de sua preferência, eu usei Emmental
noz-moscada ralada na hora a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
farinha para polvilhar na superfície de trabalho.
7 aspargos verdes cozidos em água fervente até ficarem macios.
Preparo:
1-Pré-aqueça o forno a 200°C (temperatura média) e prepare uma fôrma de 24 cm de diâmetro com fundo removível.
2-Retire a massa da geladeira e coloque-a sobre a superfície de trabalho enfarinhada. Polvilhe a massa com um pouco de farinha e estenda-a até formar um círculo 6 cm maior do que o diâmetro da fôrma.
Estenda a massa no rolo de massa e coloque-a na bandeja.
3-Pressione a massa levemente com as pontas dos dedos para que ela cubra toda a base e as laterais da forma. Corte o excesso de massa com uma faca (você pode usar as sobras para assar biscoitos). Coloque a forma na geladeira por 20 minutos ou no freezer por 10 minutos enquanto o forno pré-aquece – a massa é muito amanteigada e, portanto, evita que as laterais cedam ao assar.
4-Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior do que a forma, coloque-o sobre a massa e preencha a base com feijões crus – eles funcionam como um peso e evitam que a massa inche e rache durante o cozimento. Coloque no forno por cerca de 25 minutos para pré-assar – as bordas ficarão douradas e a base perderá a aparência crua. Enquanto isso, prepare o recheio.
5-Em uma tigela pequena, bata os ovos, adicione o creme de leite fresco e bata até ficar homogêneo.
6-Tempere a mistura com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.
7-Remova a massa pré-assada do forno e abaixe a temperatura para 180 ºC (temperatura média). Remova com cuidado o papel manteiga com os grãos.
8-Para rechear a quiche, disponha os ingredientes na seguinte ordem: espalhe o queijo ralado sobre a base da massa, recheie com o creme de leite e o creme de leite.
Coloque o prato de volta no forno e asse por cerca de 25 minutos até que a quiche cresça e fique bem dourada. Enfeite com os aspargos cozidos e asse por mais 5 a 7 minutos.
Sirva com uma salada de folhas.
ARMAZENAMENTO & REAQUECIMENTO
–Armazenagem: Até 3 dias na geladeira
–Reaquecimento: Não indicado
–Congelamento: Não indicado
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.