A famosa Charlotte
Minha amiga me pediu para fazer uma sobremesa para o seu aniversário de 40 anos. Na verdade, ela pediu um bolo e eu tive que dizer não, afinal não sou profissional da área e para uma data tão específica assim, com festa e tudo, achei que merecia um bolo feito por um ótimo profissional, até porque está calor, não tenho recipiente próprio para transporte. Ficamos combinadas com a sobremesa, e assim foi, levei-a contente e feliz a bela sobremesa.
O que é a Charlotte?
A sobremesa Charlotte é uma deliciosa criação culinária que remonta ao século XVIII. É uma sobremesa clássica que combina camadas de biscoitos, pão de forma ou pão-de-ló embebidos em licor ou xarope, com um recheio cremoso de frutas, como morangos, framboesas ou pêssegos, como for seu gosto.
A história da Charlotte remonta à França, onde foi criada em homenagem à rainha Carlota, esposa de George III da Inglaterra. Acredita-se que a sobremesa tenha sido criada pelo renomado chef francês Marie-Antoine Carême, conhecido como o “rei dos chefs e o chef dos reis”.
A Charlotte originalmente era feita com fatias de pão de forma, mas ao longo do tempo, a receita evoluiu para incluir camadas de biscoitos champagne ou biscoitos de ladyfinger, que são mais leves e adicionam uma textura delicada à sobremesa. Os biscoitos são embebidos em um licor ou xarope, como o licor de laranja, antes de serem dispostos em uma forma forrada com papel manteiga ou plástico para ser desenformada. Ou ela pode ser feita em uma forma de vidro alta, mas sempre com uma “parede” de biscoitos em volta da vasilha, que lhe confere todo o charme. Para esta parede, os biscoitos não devem ser embebidos na calda para que consigam reter o recheio da sobremesa.
O recheio da Charlotte é uma mistura suave e cremosa de frutas frescas, geralmente misturadas com creme de confeiteiro, creme belga, creme de mascarpone ou mesmo chantilly. As frutas são picadas e incorporadas ao creme, criando um recheio saboroso e refrescante. Após as camadas de biscoitos e recheio serem montadas na forma, sempre alternando os biscoitos e os cremes utilizados, a sobremesa é refrigerada por algumas horas ou durante a noite, permitindo que todos os sabores se misturem e os biscoitos amoleçam.
Uma vez que a Charlotte tenha sido refrigerada o suficiente, ela é desenformada com cuidado, revelando as camadas de biscoitos e o recheio cremoso, caso não esteja num vasilhame transparente e fundo. Muitas vezes, a sobremesa é decorada com frutas frescas, raspas de chocolate ou até mesmo folhas de hortelã para adicionar um toque de elegância.
A Charlotte é uma sobremesa extremamente versátil, permitindo uma variedade de variações. Por exemplo, é possível substituir as frutas frescas por frutas em conserva ou compota, oferecendo uma experiência diferente de sabor. Além disso, alguns chefs também adicionam geleia ou calda entre as camadas de biscoito para adicionar um toque adicional de umidade e sabor.
Esta sobremesa encanta os amantes da gastronomia com sua apresentação impecável e sabor delicado. A combinação de camadas crocantes de biscoito, recheio cremoso e frutas suculentas cria uma harmonia de sabores e texturas que agrada à todos.
Se você está em busca de uma sobremesa elegante e clássica para impressionar seus convidados, a Charlotte certamente será uma escolha perfeita. Sua história rica e sua reputação como uma das sobremesas francesas mais queridas certamente contribuirão para criar uma experiência gastronômica memorável.
Antes de começarmos com a receita em si, já deixo aqui a receita da calda utilizada para embeber os biscoitos do recheio:
1 parte de água+1 parte de açúcar. Deixar levantar fervura, apagar o fogo. Aqui você pode acrescentar ou não o liquor. Eu sugiro o Cointreau, um liquor de laranja perfeito para tal.
Como eu fiz e terminou em 40 minutos toda a sobremesa (comentarei o que modificaria)
Charlotte
Primeira Parte:
Como fiz numa vasilha funda, forrei toda a lateral com os biscoitos colocados em pé como se fosse uma cerca. Não se preocupe se alguns caírem, quando começar a colocar o recheio fica mais fácil.
Recheio 1:
Para acomodar a primeira camada de biscoitos escolhi o brigadeiro branco, doce famoso na culinária brasileira, que neste caso se compõe de apenas uma lata de leite condensado (400g) + 200g de creme de leite.
Levar ao fogo até começar o fundo da panela, a mistura deve estar ainda aveludada, mas não muito grossa.
Deixe esfriar e coloque no fundo da Charlotte, e coloque os biscoitos umedecidos na calda já fornecida formando como se fosse um tapete.
Leve à geladeira.
Recheio 2:
Este recheio é uma criação minha. Bata 175 g de queijo fresco Philadelphia, é a quantidade da embalagem europeia, mais 100 g de açúcar de confeiteiro e bata na batedeira, 5 minutos. Acrescente 250 g de Mascarpone gelado e bata por mais 5 minutos em velocidade média.
Acrescente gelatina para firmar a mistura. Usei uma embalagem de 9 g que gelatiniza até 500g da mistura. Hidrate com 4 colheres de sopa de água, deixe descansar por 20 minutos e aqueça levemente em banho-maria sem deixar ferver, ela vai apenar ficar liquida. Acrescente à mistura. Uma pitada de pistaches quebradiços dá uma cor ao creme.
Coloque este recheio em cima dos biscoitos da primeira etapa.
Acrescente a segunda camada de biscoitos molhados na calda que dei primeiro.
Leve novamente à geladeira.
Recheio 3: Creme Belga
Ingredientes:
300g de leite
400g de leite condensado
200g de creme de leite
24g de amido de milho
60g de gema passadas na peneira
Misturar antes de ir ao fogo e depois até engrossar, de preferência com um fouet.
Aqui termina o creme belga, mas ainda coloquei 100g de chocolate branco assim que tirei do fogo, para o creme ficar mais firme.
Deixei esfriar e antes de acrescentá-lo coloquei sobre os biscoitos uma camada de geleia de frutas vermelhas para dar um azedinho na sobremesa.
Depois de acrescentar o terceiro recheio, volta-se pra geladeira por 4 horas e decore como de preferência. Eu coloquei morangos, framboesa e uma fruta parecida com a amora.
Volte para a geladeira e sirva bem gelado.
Apesar de terem devorado a sobremesa, eu faria apenas 2 recheios intercalados porque são todos maravilhosos, mas não se pode notar a peculiaridade de cada um quando se come. Eu deixaria o de brigadeiro branco de fora.
Além de linda a sobremesa é deliciosa!
ARMAZENAMENTO & REAQUECIMENTO
–Armazenagem: Até 5 dias em recipiente fechado
–Reaquecimento: Não necessário
–Congelamento: não indicado
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.