Ingredientes:
1 xícara de açúcar granulado (200g)
1 colher de sopa de raspa de limão ralada
½ colher de chá de sal
½ xícara de manteiga sem sal derretida (113g)
2 ovos grandes
¼ xícara de suco de limão fresco (60ml)
1 colher de chá de extrato de baunilha
2⅓ xícaras de farinha de trigo para todos os fins (280g)
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
¾ xícara de açúcar de confeiteiro (98g)
¾ xícara de açúcar granulado
Modo de Fazer:
Bata o açúcar, as raspas de limão e o sal em uma tigela grande. Esfregue o açúcar e as raspas com os dedos para dar um sabor extra até que a mistura pareça areia molhada. Bata a manteiga derretida, os ovos, o suco de limão e a baunilha até incorporar bem.
Numa tigela pequena, misture a farinha e o bicarbonato de sódio. Junte a mistura de farinha à mistura de açúcar até obter uma mistura homogénea. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até 12 horas.
Pré-aqueça o forno a 180º Celsius. Forre 2 formas para os biscoitos com papel vegetal.
Preencha duas tigelas uma com açúcar granulado e outra com açúcar de confeiteiro e reserve.
Coloque 12 bolas de massa do biscoito com uma colher de mola( colher de servir sorvete) de 1 ½ colher de sopa aproximadamente. Utilize uma colher de sopa cheia se não tiver, uma colher de mola e faça bolinhas com as mãos. Cubra e volte a colocar a restante massa na geladeira.
Enrole a massa entre as palmas das mãos para formar bolas lisas. Cubra muito bem cada bola de massa com o açúcar cristal e com o de confeiteiro e coloque-as a 1,5 cm de distância num tabuleiro de forno forrado.
Leve ao forno durante 12 a 14 minutos ou até que os topos estalem e os bordos inferiores comecem a ficar levemente castanhos. Deixe arrefecer no tabuleiro durante 2 minutos e, em seguida, transfira as bolachas para uma grelha e deixe arrefecer completamente. Repita o processo com a restante massa. Os biscoitos podem ser guardados num recipiente hermético até 5 dias.
Notas
Recomendo levar os ovos à temperatura ambiente, para que se incorporem na massa sem misturar.
Lembre-se de raspar o limão antes de fazer o sumo! Além disso, quando raspar o limão, certifique-se de que raspa apenas as partes amarelas. A camada branca por baixo é amarga.
Para obter mais sumo dos limões, role-os sob a sua mão na bancada para soltar o sumo.
Esfregar a raspa de limão no açúcar ajuda os óleos da raspa a libertarem-se e a serem absorvidos pelo açúcar. Isto reforça o sabor a limão das bolachas com cristais de limão.
É necessário trabalhar rapidamente quando se enrola a massa das bolachas e a cobre com açúcar em pó, para que a massa não fique demasiado quente antes de ir ao forno.
ARMAZENAMENTO & REAQUECIMENTO
–Armazenagem: Até 5 dias em recipiente fechado
–Reaquecimento: Não necessário
–Congelamento: não indicado
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.